As casas de abrigo são locais seguros para mulheres vítimas de violência doméstica, com ou sem filhos. A Casa de Abrigo da CERCIAG é uma resposta específica de acolhimento temporário para mulheres vítimas de violência com deficiência/incapacidade que tem como objectivo restabelecer a confiança e a segurança das vítimas e posteriormente apoia-las a (re)organizarem e a (re)construírem um projecto de vida.
A Casa de Abrigo permite apoiar mulheres com deficiência vítimas de violência, nomeadamente de maus tratos físicos ou psicológicos, negligência, e de crimes sexuais. As vítimas com deficiência têm assim uma resposta especializada e personalizada de aconselhamento relacionada com direitos, protecção jurídica e social, habitação, ocupação, formação e/ou emprego. Pretende-se com esta resposta acolher e garantir protecção imediata em situações limite de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, num ambiente familiar, com uma equipa de apoio especializada e que permita às pessoas uma normalização da sua vida e uma resposta a todas as suas necessidades imediatas.
A Casa de Abrigo, localizada na zona centro do país, tem capacidade para 7 pessoas e tem as condições típicas duma casa familiar, evitando-se assim qualquer indício de institucionalização, tendo como uma dupla função social – acolher e fomentar a normalização e inclusão/inserção na sociedade.
Sendo uma resposta oriunda de um projecto piloto com a Secretaria de Estado, consignado no Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (PAVMVD) da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação - Portugal + Igual (ENIND), é actualmente financiada também pelo POISE, através da Tipologia de Operações 3.17 – Instrumentos específicos de proteção das vítimas e de acompanhamento de agressores na violência doméstica, Ação 3.17.2 – Acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica.