Notícias

Webinar “Respostas Sociais: Intervenção em Vítimas de Violência”
2021-09-24
A CERCIAG dinamizou, no dia 24 de Setembro, a apresentação “Acolhimento em Casa de Abrigo para vítimas com Deficiência e Incapacidade”, integrada no Webinar subordinado ao tema “Respostas Sociais: Intervenção em Vítimas de Violência”.
Este foi o terceiro Webinar inserido num ciclo de sessões online, promovido pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), que tinha como objetivo a sensibilização da comunidade em geral para as boas práticas de não discriminação, prevenção e intervenção em fenómenos de violência contra as pessoas com deficiência e incapacidade.
Esta intervenção permitiu partilhar com mais de uma centena de pessoas a existência, funcionamento e principais constrangimentos da Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica com deficiência da CERCIAG. Esta estrutura, inaugurada em 2018, veio dar resposta à necessidade de especialização da intervenção para outros tipos de violência e junto de grupos vulneráveis, estabelecida no Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (PAVMVD) da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação - Portugal + Igual (ENIND).