Curso 9 – Assistente Administrativo/a visita Biblioteca Municipal de Anadia
2023-06-16
No dia 16 de Junho de 2023, os/as formandos/as do curso de formação profissional 9 – Assistente Administrativo/a do Departamento de Formação da CERCIAG, financiados pelo Programa Operacional POISE-03-42I5-FSE-000033, visitaram a Biblioteca Municipal de Anadia.
Nesta visita os/a formandos/as foram conduzidos pela Dr.ª Sara Fernandes, que lhes apresentou os diversos espaços que compõem a Biblioteca, nomeadamente: a sala dos adultos, a sala das crianças, a Biblioteca Rodrigues Lapa, os gabinetes técnicos, a sala polivalente, a cafeteria e o arquivo. Os/as formandos/as ficaram a conhecer o espaço em que se guardam livros dispostos ordenadamente para estudo e consulta, relembraram as regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental, falaram acerca das funções e características de um arquivo, dos regulamentos de conservação arquivística e dos diferentes sistemas de classificação de arquivos.
Além disso, tiveram oportunidade de pesquisar nas estantes alguns livros que foram requisitados, de forma a perceberem o sistema de cotas utilizado pela Biblioteca de Anadia. Dessa forma, puderam consolidar os conhecimentos das UFCD’s Arquivo ¬- organização e manutenção (0653APCDI) e Organização e manutenção de arquivos e ficheiros (0631APCDI).
No átrio de entrada da Biblioteca os/as formandos/as puderam assistir ao processo de acolhimento e atendimento dos utilizadores da Biblioteca, relembrando os conceitos da UFCD Acolhimento e encaminhamento (0632APCDI), no que diz respeito aos aspectos comportamentais na função atendimento.
Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora para os/as formandos/as que consideraram a visita "muito importante e produtiva para sabermos como se faz o atendimento ao público e a organização dos livros". O facto de "poderem ver um arquivo ao vivo e a cores" também foi uma mais-valia e ainda por terem percebido que a Biblioteca é um espaço para todas as idades: "gostei da sala das crianças porque tinham livros adaptados a elas" e "gostei de saber da exposição da sala polivalente em que os idosos podiam exprimir as experiências que tiveram no passado". Consideram também que "a Biblioteca pode ser um futuro local de emprego".
Por fim, queremos agradecer toda a atenção e disponibilidade com que fomos recebidos pela Dr.ª Sara Fernandes que nos mostrou que uma Biblioteca, mais do que um lugar onde se guardam livros, é um lugar onde se contam histórias e se criam memórias.