dat
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/cerciag/public_html/noticias.php:1) in /home/cerciag/public_html/includes/conn2017.php on line 8
CERCIAG | Seminário Final do Projeto TOPSIDE +

Notícias

Seminário Final do Projeto TOPSIDE +
2016-10-20

A presidente do Grupo de Autorrepresentantes da CERCIAG Carla Sofia Rodrigues, juntamente com uma técnica participaram no Seminário Final do Projeto TOPSIDE +, Oportunidades de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, no dia 20 de Outubro, entre as 9h30 e as 13h00 no Espaço Atmosfera M, sito na Rua Castilho nº 5 em Lisboa.
“O Projeto TOPSIDE+ é financiado pelo Programa da Comissão Europeia Erasmus+, promovido pela Inclusion Europe, no qual a FENACERCI é entidade parceira, conjuntamente com as organizações Lebenshilfe (Alemanha), ADAPEI du Bas Rhin (França) e Viltis (Lituânia). Muitas das dificuldades com que as pessoas com deficiência intelectual (PcDI) se deparam continuam a ser marcadas por preconceitos e estereótipos que existem em torno do seu papel na vida cívica e social e da sua condição de deficiência. É um facto que as PcDI continuam a ter menor acesso a oportunidades de educação, formação, emprego, saúde, justiça e apoios sociais em geral, situação essa que aumenta a sua vulnerabilidade e desproteção.

O reconhecimento dos direitos destas pessoas, a sua capacitação para a tomada de decisão e sua participação na vida em sociedade constituem eixos fundamentais à implementação do Projeto TOPSIDE +. O Projeto TOPSIDE+ assumiu como desafio o desenvolvimento de formação específica, através de Apoio por Pares, para que as PcDI possuam ferramentas que lhes permitam tomar as suas próprias decisões, assumir o controlo das suas vidas, conhecer e procurar os apoios e recursos de que necessitam e exercer o seu papel enquanto cidadãos ativos.” (fonte: FENACERCI)