Notícias

Projecto “Vivas”
2022-04-10
A 18 de Março foram retomados os trabalhos presenciais do Projecto “Vivas”. Nesta sessão foi possível à equipa ver a apresentação do teaser do documentário que se encontra a ser produzido e foi comunicado às clientes, pelo Ruben Riós, a próxima actividade do projecto: a viagem à Ribeira Sacra, para conhecer o grupo de mulheres da Associação ESMAR e para realizar gravações conjuntas.
No fim de semana de 8 a 10 de Abril, decorreram então os trabalhos no âmbito do Projecto “VIVAS” na Ribeira Sacra – Galiza, onde foram rodadas cenas nos concelhos de Teixeira, Parada de Sil e Nogueira de Ramuin.
As mulheres das duas organizações (CERCIAG e ESMAR) envolvidas neste projecto da Câmara Municipal de Águeda, da autoria do cineasta e realizador espanhol Rúben Riós, com a produção da Claqueta Coqueta, encontraram-se pela primeira vez, realizando gravações conjuntas em locais idílicos desta região espanhola.
A recepção da CERCIAG decorreu na 6ª feira no Auditório do Concelho de Parada de Sil, onde todas assistiram ao teaser do documentário que se encontra a ser produzido e que traduz o trabalho que foi feito individualmente com ambas as organizações, nos últimos meses.
Ainda neste dia, foi realizada visita à Casa Museo de Chocolate de Teimende e à Ecos da Pedra - Fábrica De Licor Café Artesanal na mesma localidade. Recorda-se que o Projecto “VIVAS” para além da componente social, tem ainda uma componente turística, com o objectivo de potenciar a riqueza natural, patrimonial e cultural das Rías Baixas, Ribeira Sacra, Águeda e Porto.
Sábado, as gravações iniciaram no Miradouro Balcones de Madrid, aproveitando o neblina que se instala de manhã no vale, criando uma paisagem única. Seguimos para uma viagem de Catamaran no Embarcadoiro Santo Estevo, permitindo ver a riqueza do vale do Sil, com as explicações do guia que nos acompanhava.
Após o almoço, as gravações prosseguiram no Miradouro de A Lampa. Este dia foi acompanhado por um grupo de alunos e professores da Associação cultural e pedagógica galego-portuguesa Ponte… Nas Ondas!, que não só foram informados e sensibilizados sobre a temática de violência, como tiveram oportunidade de participar nas entrevistas e gravações das mulheres, esclarecendo dúvidas e aliando-se a esta problemática social.
O último dia desta viagem iniciou no imponente Mosteiro de Santo Estêvão de Ribas de Sil, ao qual se seguiu o Mirante da Galeana. A manhã terminou com a visita à Adega Vella, que terá um importante papel neste projecto e que oportunamente partilharemos.
Foram dias muito intensos e muito ricos, em conhecimento de novos locais, na concretização de novas experiências, no estabelecimento de novas interacções pessoais e sociais, para além de todo o trabalho subjacente ao projecto, criando oportunidades diversificadas de efectivo empoderamento e autodeterminação das clientes envolvidas.
Em todos os locais fomos sempre muito bem recebidas e a equipa da Claqueta Coqueta foi incansável em garantir o normal decurso dos trabalhos e a segurança de todas as clientes.
Viveu-se um verdadeiro espírito de solidariedade e de igualdade, pelo que agradecemos a todos/as, deixando um particular apreço pelo mentor do projecto, Rúben Riós.
#Esmar #maisvivas

Alguns locais de interesse:
Ecos da Pedra, Miradoiro de los Balcones de Madrid, Ponte... Nas Ondas!, Mosteiro de Santo Estêvão, Adega Vella