III Encontro de Educação em Ciências
2009-07-01
A Universidade de Aveiro, a CERCIAG e o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva realizaram no passado dia 1 de Julho de 2009, no auditório da CERCIAG em Águeda, o III Encontro de Educação em Ciências subordinado ao tema “A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS”, que contou com mais de três centenas de participantes.
A par do aprofundamento de conhecimentos e da reflexão sobre a Educação em Ciências, este III Encontro, constituiu-se como uma oportunidade de partilha de vivências e experiências de qualidade de Educação em Ciências no 1º CEB de alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer em contextos formais de educação, quer em não-formais.
A Educação em Ciências com vista à literacia científica, nomeadamente nos primeiros anos de escolaridade, deve ser para todos. Tal finalidade está, hoje, explicitamente presente em muitos dos currículos de Ciências dos países ocidentais. Assumi-la e traduzi-la, na prática, implica ter expectativas elevadas e criar oportunidades de aprendizagem efectivas para todos, independentemente de origens, crenças, características pessoais ou físicas.
As catorze comunicações orais apresentadas foram organizadas em duas áreas conceptuais: (i) Boas Práticas de Ensino das Ciências com Alunos com NEE e (ii) Educação em Ciências em Contextos não-formais. Os respectivos textos testemunham a diversidade de posições acerca da educação científica de alunos com NEE, bem como de propostas, situações e contextos de acção. Igualmente, as perspectivas e práticas que se realizam em outros países, neste caso Inglaterra e França, foram apresentadas respectivamente por Adrian Fenton da British Science Association e Pierre Bonnefond da Academia das Ciências de Toulouse.
“A inclusão não é, nem um local, nem um método de ensino; é uma filosofia de apoio à aprendizagem das crianças com NEE.”
Visitar website do encontro