dat CERCIAG | Certificação Águeda Recicla+

Notícias

Certificação Águeda Recicla+
2024-03-20

A CERCIAG viu reconhecidas as boas práticas adoptadas no âmbito do tratamento de resíduos, tendo sido certificada com o Nível III do Processo de Certificação Águeda Recicla+, inciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Águeda e cofinanciado no âmbito do projeto de financiamento de Ações de Comunicação, Sensibilização e Educação 2023 da Sociedade Ponto Verde.

Este processo teve como objectivo reconhecer as boas-práticas das empresas, organizações do sector social e outras entidades do Concelho de Águeda no âmbito da Reciclagem e, por outro, incentivar as demais empresas e organizações a aderirem a este movimento de sustentabilidade ambiental, adoptando medidas que permitam melhorar os índices de reciclagem no Concelho.

Actualmente, o sector social desempenha um papel crucial na promoção dos objectivos de sustentabilidade ambiental, devendo integrar, no seu dia-a-dia, acções concretas que permitam proteger o meio-ambiente.

Foi neste âmbito que em 2023 a CERCIAG apresentou a sua Política de Sustentabilidade Ambiental e o seu primeiro Plano de Acção e Capacitação para a Sustentabilidade Ambiental, com um conjunto de acções, com foco na redução do consumo de recursos, na gestão eficaz de resíduos, na promoção de uma mobilidade mais sustentável e na educação, sensibilização e consciencialização de todas as partes interessadas.

Estas acções, que abrangeram mais de 1500 pessoas, tiveram como foco medidas de Poupança de Água e Energia, Gestão de Resíduos e Redução das Emissões de Gases com Efeito de Estufa.

Em 2024, a CERCIAG irá continuar a apostar na área ambiental, com o compromisso de reduzir a sua pegada ecológica, compatibilizando o crescimento organizacional com o aumento de práticas ambientais que garantam a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das gerações futuras, tendo o Conselho de Administração aprovado em Março o Plano de Acção e Capacitação para a Sustentabilidade Ambiental 2024.

Fique a conhecer todas as medidas adoptadas em: www.cerciag.pt/cerciag/responsabilidade-ambiental