Auto-Representantes

História e Objectivos do Grupo
O Grupo de Auto-Representantes da CERCIAG foi constituído em 2004 por algumas pessoas apoiadas que sentiram a necessidade de expressar as suas opiniões e fazer valer os seus direitos enquanto pessoas com deficiência.
Desde 2008, o grupo tem tido uma posição cada vez mais activa dentro e fora da CERCIAG. Dentro da organização, tem procedido à realização de debates e palestras abertos a toda a comunidade CERCIAG, e tem sido um elemento activo na defesa dos direitos e promoção dos deveres das pessoas apoiadas da CERCIAG.
Na comunidade tem tido um papel activo na questão das acessiblidades, sensibilizando as organizações competentes para o efeito.Tem participado no Plano Local de Promoção da Acessibilidade do conselho de Águeda da respectiva Câmara Municipal.
Actividades
Realçam-se como actividades importantes do grupo a realização de um trabalho subordinado ao tema “Barreiras Arquitectónicas”, que consistiu no levantamento fotográfico de barreiras arquitectónicas dentro e fora da instituição e até mesmo fora do próprio concelho de Águeda. Esta recolha fotográfica teve consequências imediatas dentro da nossa instituição, procedendo-se assim à eliminação dessas mesmas barreiras.

Fora da CERCIAG, o grupo de AR tem participado em Encontros Nacionais, em palestras e colóquios e tem realizado diversos intercâmbios com outros grupos de AR, no sentido de partilhar experiências.
Actualmente, e uma vez que o grupo tem definido cada vez mais objectivos e actividades, as reuniões têm-se realizado duas vezes por mês, desde Janeiro de 2010.

Auto-representantes – PNAR
A presidente do Grupo de AR da CERCIAG faz parte do Grupo Dinamizador da PNAR – Plataforma Nacional de Autorrepresentantes.

Projectos
Elaboração de artigos para o CERCIAG_ora
Participação na Organização de Festas e Eventos da CERCIAG
Elaboração e posterior Revisão da Carta de Direitos e Deveres dos Clientes da CERCIAG
Elaboração da política de Autodeterminação, Cidadania e Emprego



Temas Abordados
Corrupção
Escravatura Infantil
Animais Abandonados
Pobreza
DST’s
Criminalidade no País
Direitos e Deveres da Pessoa Portadora de Deficiência
Toxicodependência e Alcoolismo
Confidencialidade
Política Ambiental
Sugestões e Reclamações
Sexualidade na Deficiência

Técnicos de Apoio
Psicólogos
Terapeuta Ocupacional
Técnico Serviço Social

Contactos
Pedro Galveias
cerciag@cerciag.pt
Telefone: 234 61 20 20