Centro de Recursos para a Inclusão

Destinatários

Crianças e jovens com necessidades educativas especiais dos Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Águeda, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro e Anadia, cujas idades se situem entre os 6 e os 18 anos.

Critérios de admissão

Compete aos órgãos de administração e gestão das escolas e ao CRI da CERCIAG efectuar o levantamento de necessidades.
A admissão é efectuada por homologação do Ministério de Educação através da elaboração de Planos de Acção anuais.
A área geográfica de atendimento abrange os agrupamentos de escolas dos Concelhos de Águeda, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha, num total de 8 Agrupamentos e 2 Escolas Secundárias.
Caracterização

O CRI é uma estrutura de apoio que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com necessidades educativas especiais que frequentam a escola de ensino regular. Consiste na prestação de serviços individualizados e personalizados, procurando sempre apoiar as necessidades educativas, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.

A operacionalização dos projectos é feita com a rentabilização dos recursos existentes na Instituição, e com a máxima participação activa dos parceiros envolvidos, no sentido de minimizar as necessidades sentidas e prestar o apoio necessário de acordo com as características individuais e necessidades específicas dos alunos, modificando atitudes discriminatórias e criando uma sociedade acolhedora e inclusiva, através da construção de uma escola o menos restritiva possível.

Áreas de desenvolvimento

• Apoio à avaliação especializada das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente;
• Apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de Programas Educativos Individuais
• Desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da educação especial, entre outras, ensino do Braille, do treino visual, da orientação e mobilidade, terapias, acompanhamento psicológico e ensino da Língua Gestual Portuguesa;
• Apoio à transição das crianças e jovens para a escola e para a vida pós-escolar, nomeadamente a transição para o emprego;
• Produção de materiais com conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis.
Equipa Técnica

2 Fisioterapeutas
4 Terapeutas da Fala
3 Psicólogos
1 Técnica de Acompanhamento ao PIT
2 Terapeutas Ocupacionais

Alunos Acompanhados
310 Alunos

Contactos

Thomas Cravo
cerciag@cerciag.pt
Telefone: 234 61 20 20

Legislação Aplicável

Decreto-Lei n.º 3/2008. D.R. n.º 4, Série I de 2008-01-07
Ministério da Educação
Define os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e cooperativo.

Regulamento Interno CRI

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Estudo de Avaliação da Satisfação

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