Apoio Domiciliário

O Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou realização das actividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

Destinatários

Pessoas idosas, adultos ou famílias que, por motivo de doença, deficiência ou incapacidade, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou instrumentais da vida diária.

Critérios de Admissibilidade

• Tipo de Deficiência ou incapacidade
• Concelho de Residência
• Situação socioeconómica
• Risco de isolamento social
• Dependência
• Duração da deficiência ou incapacidade
•Rede de Apoio (Ausência ou impossibilidade da família / cuidadores)
• Existência de vaga específica ao tipo de intervenção a realizar
Serviços

Higiene e Imagem – Cuidados pessoais prestados de acordo com as necessidades dos clientes, respeitando os seus direitos e deveres, a sua identidade, hábitos e modos de vida, e assegurando sempre a sua privacidade, autonomia, dignidade e confidencialidade.
Refeições – Confecção, transporte e fornecimento de refeições ao domicílio (pequeno-almoço e almoço) e acompanhamento das mesmas quando a situação o justifique.
Higiene Habitacional - Manutenção de arrumos e pequenas limpezas da habitação será a estritamente necessária à natureza do apoio a prestar.
Tratamento de Roupa - Serviço é realizado na lavandaria CERCIAG ou em situações excepcionais, ao domicílio. As regras para este serviço deverão obedecer às seguintes acções: recolha (método, identificação e periodicidade), recepção, armazenamento, separação e entrega da roupa no domicílio.
Serviços ao Exterior - Acompanhamento e/ou apoio na aquisição de bens e serviços é realizado, de acordo com a disponibilidade das equipas do Apoio Domiciliário, quando não for possível ser efectuado por familiares ou outros significativos.
Apoios Complementares – Apoio psicossocial; Fisioterapia ao domicílio; Enfermagem ao domicílio.


Legislação Aplicável

Decreto-Lei n.º 141/89, de 28 de Abril
Despacho Normativo n.º 62/99, de 12 de Novembro
Horário de funcionamento

2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h00


Equipa Técnica

Directora de Unidade
Directora Técnica /Técnica de Intervenção Social
Psicóloga
Técnica de Serviço Social
Enfermeira
Fisioterapeuta
Ajudantes de Acção Directa

Ficha de Inscrição
Remeta para o fax 234 61 20 22

Contactos

Gorete Silva
cerciag@cerciag.pt
Telefone: 234 61 20 20

Regulamento Interno DAD

Download pdf