AR
Facebook
Fanfarra Zabumbar
CLDS 3G-ADRO

Residências

Os Lares Residenciais são uma estrutura de apoio social que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência que se encontrem impedidas, temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar. Consistem na prestação de cuidados individualizados e personalizados em locais de acolhimento, procurando satisfazer-lhes necessidades básicas e/ou actividades de vida diária.

Destinatários
População portadora de deficiência mental ou multideficiência, com idade igual ou superior a 16 anos e com ausência, permanente ou temporária, de suporte (por morte, doença e ou incapacidade dos progenitores, familiares ou outros) que garanta a promoção de condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às suas necessidades.

Modalidades de Apoio
Acolhimento/Colocação Permanente: estadia por períodos de tempo indeterminados e consequentemente usufruto dos serviços disponíveis.
Acolhimento/Colocação Temporária: permanência e usufruto dos serviços prestados por períodos de tempo determinados e previamente estipulados, de acordo com o número de solicitações, necessidades e vagas existentes.

Critérios de Admissibilidade
Idade igual ou superior a 16 anos (o não cumprimento deste critério exclui automaticamente o candidato)
Frequência de outros serviços da Instituição
Tipo de Deficiência ou incapacidade
Concelho de Residência
Situação socioeconómica
Risco de isolamento social
Situações de emergência social
Dependência
Duração da deficiência ou incapacidade
Rede de Apoio (Ausência ou impossibilidade da família/cuidadores em assegurar o seu acolhimento)
Frequência de outras Organizações
Existência de vaga específica ao tipo de intervenção a realizar

Serviços/Actividades
Cuidados Pessoais e de Saúde: cuidados de higiene e imagem e cuidados de saúde definidos de acordo com a situação concreta e o diagnóstico clínico de cada Cliente, sendo prestados de acordo com a informação clínica.
Refeições: (estão salvaguardados os regimes especiais de alimentação, para os quais será solicitado a entrega de plano prescrito por profissional de saúde).
Apoio nas Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana: actividades de acompanhamento ao exterior, apoio na aquisição de bens e serviços e tratamento de roupa.
Actividades de Inclusão: actividades diferenciadas e diversificadas, podem realizar-se no Lar Residencial, noutros espaços da CERCIAG ou na Comunidade.

Legislação aplicável
Portaria nº 59/2015, de 02 de Março
Circular de orientação Técnica nº 4 da DGSS (16/12/2014)
Equipa Técnica
Directora Técnica/Técnica de Intervenção Social
Psicólogo
Técnica de Serviço Social
Enfermeira
Ajudantes de Acção Directa

Inscrição
Ficha de Inscrição
Remeta para o fax 234 61 20 22

Contactos

Gorete Silva
cerciag@cerciag.pt
Telefone: 234 61 20 20

Regulamento Interno DR
Download pdf 1
Download pdf 2


Excellence Mark