dat CERCIAG | Formandos/as do Curso 14 – Restauração visitam Continente

Notícias

Formandos/as do Curso 14 – Restauração visitam Continente
2026-03-16

No dia 16 de março de 2026, as/os formandas/os do Curso de Formação Profissional 14 – Restauração, do Departamento de Formação da CERCIAG (Operação PESSOAS-FSE+-01393000), realizaram uma visita de estudo ao Talho do Supermercado Continente, em Águeda.

O grupo foi cordialmente recebido pela Coordenadora de Frescos, Liliana Matos, bem como pelo Líder de Secção André e pelo Sublíder de Secção João, que acompanharam e orientaram a visita. Durante a atividade, as/os formandas/os tiveram a oportunidade de observar o processo de desmancha de um borrego, assim como de conhecer os diferentes tipos de cortes de carne de suíno.

Para além de contribuir para o enriquecimento da experiência formativa, tornando as aprendizagens mais significativas e promovendo uma aproximação mais realista ao contexto profissional, esta visita teve como principal objetivo a consolidação dos conteúdos abordados na unidade formativa relativa aos diferentes tipos de carne, à sua anatomia, bem como aos processos de desmancha e corte. Neste âmbito, foi possível identificar e reconhecer diferentes cortes de suíno, nomeadamente pá de porco, alcatra, rojões, entrecosto, bifanas e rabadilha, bem como compreender os métodos de confeção mais adequados para valorizar cada corte.

Segundo a opinião das/os formandas/os, a visita constituiu uma experiência muito enriquecedora, pois “consegui perceber que um simples corte de carne pode alterar o seu sabor e textura”, “gostei imenso da experiência de cortar carne e desmanchar a pá de porco”, “aprendi ainda os cortes das bifanas e rabadilha” e, para além disso, “aprendi que na cultura islâmica o corte das carnes é igual, mas o abate do animal é diferente”.

Para finalizar, deixamos um agradecimento ao Talho do Continente por ter possibilitado a realização desta visita, com especial destaque para a Liliana Matos, o André e o João, pela forma acolhedora com que nos receberam e acompanharam, bem como pela disponibilidade e atenção demonstradas ao longo de toda a visita.