AR
Facebook
Fanfarra Zabumbar
CLDS 3G-ADRO

Notícias

Teatro Debate (In) Dependências

2015-10-09
No âmbito do programa "Cuida-te" do IPDJ, a CERCIAG viu aprovada a sua candidatura ao Teatro Debate (In) Dependências. A Acção teve lugar no CEFAS - Centro de Formação e Assistência Social de Águeda, no dia 9 de Outubro, contando com a participação de 79
formandos, com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos.
Abaixo uma breve sinopse das situações problema criadas pela USINA uma associação de intervenção social que tem como principal objectivo a promoção de Projectos de Intervenção Social que contribuam para o desenvolvimento sustentado da população do nosso país, tanto a nível cultural como social.
(In) Dependências é um espectáculo de Teatro Debate constituído por um prólogo e cinco situações de variados tipos de dependência.

Cena 1: Jogos - Tema: Dependência de telemóveis e computador
“Passaste a noite toda ao computador?”
O Manuel e a João são dois irmãos. Gostam de festas, têm amigos, mas Manuel troca tudo por um jogo de computador...
Cena 2: Festa Tema: Álcool, Drogas e suas Consequências
“Os meus pais não sabem que estamos aqui.”
Uma amiga dos dois irmãos, a Zé, decide dar uma festa porque os pais não estavam em casa... Mas as coisas não correram bem como ela esperava...
Cena 3: Escola Tema: Hábito ou dependência?
“Não sou nenhum drogado!”
Manuel quase que é apanhado a fumar um charro na escola. A Zé encontra- o e, como vai sendo hábito, ele não fez a sua parte do trabalho... Mais uma vez ele deixa-a em apuros, mas a situação ainda se complicou mais nessa tarde.
Cena 4 Festival Tema: Diversão e Curiosidade
“Uma coisa fantástica!”
Um Festival de Verão! Muita música, dança e alegria! Os três amigos estão muito divertidos até que a Zé propõe que experimentem “uma coisa fantástica”...
Cena 5 Casa Tema: Dependências e família
“E se a mãe encontrou antes de nós?”
Manuel e João não encontram algo muito importante. Procuram por toda a casa... E se a mãe encontra o que tanto procuram? O que poderá acontecer? E se a mãe disser ao pai?

O teatro debate é das melhores ferramentas de trabalho para utilizar com jovens, a interacção é uma mais-valia para a compreensão das problemáticas e a procura de soluções para as mesmas. Pensamos que esta acção teve o impacto esperado, com a interacção de alguns formandos na participação das cenas e de soluções para as mesmas. A tomada de consciência é um passo importante para a alteração de comportamentos e a criação de hábitos saudáveis.





Excellence Mark