AR
Facebook
Fanfarra Zabumbar
CLDS 3G-ADRO

Notícias

Rede GIP Inclusivo

2015-07-16
"O IEFP assina, dia 16 de julho, na CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, 8 protocolos com entidades especializadas no domínio da reabilitação profissional, para constituição de uma rede designada Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo, vocacionada para o apoio à inserção profissional das pessoas com deficiência e incapacidade.



O investimento na rede, para o total de 464 Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), representa cerca de 4,4 milhões de euros em 2015 e 5 milhões de euros em 2016, para um total de 825 mil abrangidos nos dois anos. Relativamente aos oito GIP Inclusivo, estima-se um investimento financeiro para 2015 e 2016 de cerca de 150 mil euros para um total de 8.000 pessoas com deficiência e incapacidade nos dois anos.

Com estes protocolos, o IEFP reconhece a importância de reforçar as suas respostas em matéria de reabilitação profissional promovendo uma ação integrada com as entidades especializadas neste domínio, para capacitar/reabilitar as pessoas com deficiência e incapacidade. Visa assim, garantir a igualdade de tratamento no emprego e na atividade profissional, e uma efetiva igualdade de oportunidades na participação social.



A 3.ª edição de GIP, neste momento a ser implementada, ao abrigo do novo quadro legal - Portaria n.º 140/2015, de 20 de maio - integra, para além dos 434 GIP com uma cobertura territorial a nível concelhio, redes destinadas a públicos específicos com especiais dificuldades de inserção, entre os quais as pessoas com deficiência e incapacidade.

Para o efeito, foram estabelecidas parcerias entre o IEFP e estas entidades que, face à experiência que detêm, as especificidades do público que atendem e as estratégias de intervenção que desenvolvem, constituem uma mais-valia no apoio à inserção profissional deste público.

O IEFP promove e dinamiza, desde 2009, uma rede de GIP, promovidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos credenciadas para apoiar os desempregados no seu percurso de inserção no mercado de trabalho."

Fonte: www.iefp.pt


Excellence Mark