dat
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/cerciag/public_html/noticias.php:1) in /home/cerciag/public_html/includes/conn2017.php on line 8
CERCIAG | Projeto PAR- Promovendo a Autorrepresentação

Notícias

Projeto PAR- Promovendo a Autorrepresentação
2015-12-21

A FENACERCI levou a cabo um projeto com o apoio do INR IP que teve como objectivo principal a promoção da autorrepresentação e a constituição duma Plataforma Nacional de Autorrepresentantes (PNAR).
Uma das actividades do projecto consistiu na passagem de informação para os autorrepresentantes sobre a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, nomeadamente os seus artigos 12 e 29 e o seu impacto na vida das pessoas com deficiência intelectual, a ainda consciencializar para as vantagens da existência duma Plataforma Nacional de Autorrepresentantes, que poderá vir a ser membro da Plataforma Europeia de Autorrepresentantes, com sede em Bruxelas. Um dos resultados do projeto seria a constituição desta mesma Plataforma.
Ao longo de 6 meses foram formados 10 autorrepresentantes que implementaram 4 ações de (in)formação descentralizadas – Lisboa, Beja, Pombal e Braga, para cerca de 100 jovens e adultos com deficiência intelectual. Estas acções, onde foram discutidos alguns artigos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a sua implementação a nível nacional, serviram ainda para recolher interessados em fazer parte da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes e para dar início a um movimento organizado de autorrepresentantes.
Assim, no dia 21 de Dezembro teve lugar o evento final do projecto, onde se formalizou a constituição da Plataforma, que conta já com 15 organizações de todo o país. Este evento contou com a participação de cerca de 120 autorrepresentantes e 30 profissionais e decorreu no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa.
É com enorme satisfação que informamos que foram eleitos para o grupo dinamizador da PNAR para os próximos 3 anos os seguintes autorrepresentantes:
Albino Silva (CERCI Lisboa), Carla Rodrigues (CERCIAG) e João Pereira (CERCICA).
Os mesmos Sonhos, uma só voz!