dat
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/cerciag/public_html/noticias.php:1) in /home/cerciag/public_html/includes/conn2017.php on line 8
CERCIAG | Dia de S. Valentim

Notícias

Dia de S. Valentim
2018-02-14

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes, tais como as tradicionais caixas de bombons.
Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum em homenagem a São Valentim.
A associação ao amor e ao romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras porque acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador mas a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um guarda e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, onde assinava como “Seu Namorado” ou “O seu Valentim”. Cumpriu-se a sentença no dia 14 de Fevereiro, que o levou á morte.
De forma a cumprir a tradição, teve lugar mais um almoço comemorativo deste dia tão especial. Assim, no dia 14 de Fevereiro o AMOR foi mais uma vez vivido por todos porque TODOS têm direito ao amor.