AR
Facebook
Fanfarra Zabumbar
CLDS 3G-ADRO

Notícias

Congresso “Incapacidade(s) e Trabalho(s): Mudar o Paradigma?”

2016-10-07
Nos passados dias 7 e 8 de Outubro, a CERCIAG esteve presente no Congresso “Incapacidade(s) e Trabalho(s): Mudar o Paradigma?”, em Matosinhos – Porto, organizado pela Fundação SANITUS, a convite do seu Presidente Dr. Rui Leal.
No dia 7 de Outubro as colaboradoras da CERCIAG Ana Gomes e Mariana Meira participaram da parte da tarde como palestrantes, apresentando neste Congresso os serviços prestados pelo Departamento de Formação – Serviços de Mediação para o Emprego (DFE – SME) e do Centro de Recursos (CR) da CERCIAG.
No dia 8 de Outubro da parte da manhã, com a colaboração da empresa Duritcast, S.A., parceira da CERCIAG enquanto entidade empregadora, o Sr. Luís Miguel Gomes Faria deu o seu testemunho, enquanto pessoa portadora de surdez, a quem foi dada a oportunidade de integração em mercado normal de trabalho pela referida empresa à 4 anos e onde se mantém a trabalhar, tendo esta oportunidade representado todo o equilíbrio da sua presente vida. A sua participação nesta palestra só foi possível com a disponibilização de uma tradutora de linguagem gestual, Dra. Liliana, da Associação de Surdos de Águeda.
O objetivo deste congresso foi sensibilizar os Profissionais de Saúde, como Médicos e Enfermeiros, nomeadamente, da especialidade de Medicina no trabalho, outros profissionais como Advogados e Empresários/Entidades Empregadoras, assim como, organismos como a ACT, para que sejam unidos esforços com o objetivo de promover oportunidades de integração ou reintegração em mercado de trabalho de pessoas com doenças naturais ou adquiridas, no sentido de, por um lado serem aproveitadas as suas capacidades laborais e por outro, para diminuir riscos de isolamento, depressão, dificuldades de autossustentabilidade.
Foi reforçado que estas pessoas que tal como qualquer outra pessoa, têm Direito ao Trabalho de acordo com Convenção Europeia dos Direitos Humanos.






Excellence Mark