dat
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/cerciag/public_html/noticias.php:1) in /home/cerciag/public_html/includes/conn2017.php on line 8
CERCIAG | Apresentação Pública do CLDS 3G – ADRO

Notícias

Apresentação Pública do CLDS 3G – ADRO
2016-04-06

Decorreu no dia 6 de Abril, no Auditório da CERCIAG, a Apresentação Pública do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 3ª Geração de Águeda – ADRO.
A mesa da sessão foi constituída pela Directora do Núcleo de Apoio a Programas do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social I.P, Dra. Cláudia Andrade, pela Vereadora da Acção Social da Camara Municipal de Águeda, Dr.ª Elsa Corga, pela Directora Geral da CERCIAG, Dra. Luísa Carvalho e pelo Coordenador do Projecto “ADRO”, Dr. Ricardo Claro.
Esta apresentação serviu para divulgar uma vez mais este projecto e solicitar a colaboração de todas as organizações das freguesias de abrangência e demais entidades concelhias.
A Escola do Adro, referência identitária de Águeda, deu o mote para este CLDS – Associar; Desenvolver; Reabilitar e Optimizar e traduz a certeza de que as respostas associadas à inclusão social dos cidadãos e ao combate à pobreza persistente e à exclusão social em territórios deprimidos têm de ser procuradas numa convergência de esforços dos diferentes sectores institucionais, através de abordagens complementares e sinérgicas.
O projecto assenta em 3 eixos de intervenção, dividido em 32 acções, que serão desenvolvidas por um período de 3 anos. Trata-se de acções concertadas com o Plano de Desenvolvimento Local, no sentido de melhorar a eficácia da intervenção social local. Este projecto conta como Entidades Executoras com a Bela Vista da União de Freguesias de Águeda/Borralha, a AMAR da Freguesia de Macinhata do Vouga e a Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga e tem como Entidade Promotora a CERCIAG.
Os 3 eixos de intervenção são:
EIXO1 – Emprego, formação e qualificação: em articulação com o IEFP, o objectivo será trabalhar as questões da empregabilidade e qualificação das pessoas que não estão sinalizadas /intervencionadas por esta entidade. Neste eixo será criado um Núcleo Itinerante de Apoio ao Emprego, ao qual caberá trabalhar não só a qualificação e procura de emprego, como também envolver empresas e potenciais empreendedores da região.
EIXO2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil: Neste eixo estão também previstas acções dirigidas especificamente às famílias e crianças, onde seja necessária uma intervenção para aumentar ou melhorar as suas competências pessoais como na gestão da sua vida doméstica e familiar. Com este eixo pretende-se também reactivar ou promover o sentimento de pertença e de vizinhança, no apoio e interajuda em comunidades mais pequenas.
EIXO3 - Capacitação da comunidade e das instituições: Criação de serviços que reduzam o isolamento das localidades mais distantes da sede de freguesia. A acção principal deste eixo tem o nome Oficina do Adro, que contará com inúmeras actividades ao nível das artes e ofícios da região. Este eixo tentará ainda reavivar o voluntariado, criando instrumentos facilitadores de oferta e procura.
O ADRO já está online, no endereço electrónico - www.clds-adro.pt