AR
Facebook
Fanfarra Zabumbar
CLDS 3G-ADRO

Rancho Folclórico "Saltatio"

Caracterização
O Rancho Folclórico da CERCIAG Saltatio, teve início no ano de 2005 como forma de realização de um sonho de uma cliente do Centro de Atividades Ocupacionais.
Quando iniciou, o grupo era formado por 12 elementos, neste momento, participam 15 clientes, com deficiências heterogéneas nomeadamente, Síndrome de Down, Deficiência Mental, Autismo e Microcefalia.
As nossas danças têm influência nas coreografias e modinhas da região do Vouga, onde o povo caracterizou as suas próprias danças e, talvez pela sua simplicidade, era com as modas de roda que este mais se divertia, dançando-as em terreiros no fim dos trabalhos campestres ou mesmo junto dos largos das Igrejas, depois de uma festa ou romaria.
Objectivos
Utilizar a dança e/ou seus elementos (som, ritmo), num processo sistematizado de forma a facilitar e promover: a autoestima, a comunicação, o relacionamento e a mobilização, para que o indivíduo recupere as suas funções, desenvolva o seu potencial e adquira melhor qualidade de vida. Assim, possibilita a abertura de canais de comunicação e/ou a reabilitação de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
Proporcionar à pessoa com deficiência a possibilidade de se exprimir através da dança minimizando as limitações de que possa ser portadora e reconhecer na pessoa com deficiência capacidades ou competências musicais que de outro modo não seriam perceptíveis.
Criar, desenvolver e estimular o gosto pela dança.
Desenvolver experiências e capacidades de interpretação (agir e dançar).
Desenvolvimento cultural: conhecimento sobre a dança tradicional portuguesa (folclore) através de ritmos.
Contactos
Pedro Galveias
cerciag@cerciag.pt
Telefone: 234 612 020
Telemóvel: 963 590 978

Excellence Mark